quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pilates: seu corpo agradece!


Não perca tempo, cuide de sua saúde.
Venha fazer Pilates!

Aumento de força, corpo definido, maior controle muscular, integração entre corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alivio de dores musculares, esses são alguns dos vários benefícios proporcionados pelo pilates.
Com base em seus princípios, o método se torna abrangente, podendo ser realizado por homens, mulheres, crianças, idosos e gestantes. Além disso, o pilates não se limita apenas a fins estéticos, sendo possível tratar problemas posturais, disfunções em articulações, osteoporose, bursite, hérnia de disco, fibromialgia, hipertensão, incontinência urinária e outros. Com acompanhamento de um instrutor de pilates capacitado, é realizado um trabalho corporal de acordo com a idade e a necessidade de cada aluno.
Para os idosos, a preocupação com o bem estar alia-se aos exercícios do método, que por serem exercícios de baixo impacto, não causam pressão sobre as articulações enquanto os movimentos são executados, tornando-o ideal para os praticantes. Além disso, ele aumenta o equilíbrio corporal, previne e reduz a ocorrência de câimbras, ajuda no tratamento da incontinência urinária e alivia dores corporais, aumentando a qualidade de vida na terceira idade.
Para as gestantes, o pilates é indicado a partir do terceiro mês de gestação e tem como uma de suas principais funções preparar o corpo da gestante para o nascimento do bebê. Outras vantagens para as mamães é que o método previne e alivia as dores nas costas, promove uma melhora na respiração e melhora a circulação, reduzindo os indesejáveis inchaços nas pernas. Porém alguns cuidados importantes como avaliação e acompanhamento médico são imprescindíveis.
Ciente dos benefícios que o pilates traz para todas as idades, que tal deixar o sedentarismo de lado e começar a praticar o exercício? 

Grazielle Cardoso

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pilates e Alimentação



Perca peso, defina a barriga, melhore a postura e ganhe flexibilidade com a ajuda do Pilates e Nutrição.
Pesquisas revelam que o sedentarismo é um grande vilão da saúde. Para prevenir os males da inatividade física a única forma é permanecer ativo por toda a vida. Para que isso ocorra é preciso que as pessoas se tornem mais conscientes da importância da prática habitual da atividade física e mudem os seus hábitos de vida.
O pilates tem a capacidade de esculpir o corpo sem exercícios que nos fazem perder muito líquido através do suor. É uma forma de exercício que não exige alto impacto. A sua abordagem abrange equilíbrio, fortalecimento dos músculos do abdômen, boa postura e melhor respiração. Ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
O pilates permite, além de perder quilos e medidas, tonificar os músculos, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, realizando até mesmo uma drenagem no corpo. Através de exercícios específicos que podem ser feitos com a ajuda de aparelhos desenvolvidos especialmente para a técnica ou diretamente no chão, o corpo ganha força e tonicidade, definindo cada músculo, principalmente da região da barriga. Porém o objetivo principal do pilates não é o emagrecimento, o aluno que procura emagrecer poderá associar as aulas de pilates um programa nutricional.


A importância da alimentação associada ao Pilates

A atividade física e a ingestão calórica devem ser consideradas quando se tenta controlar o peso corporal. Devido a esse papel no balanço energético, a atividade física é um fator determinante para uma pessoa poder manter um peso corporal saudável, perder o excesso de peso ou manter a perda de peso. A intensidade dos exercícios varia muito de pessoa a pessoa.
Como o milagre ainda não existe na questão de perder peso e boa forma, além do pilates, é aconselhável a elaboração de um cardápio de acordo com a necessidade individual levando em consideração a idade, sexo, gasto energético diário, doenças e limitações de saúde da pessoa.
Com atividade física e dieta equilibrada é possível perder peso, isso pode ocorrer sem se privar de nada, com direito a um dia livre para escapar um pouco da dieta, desde que nos outros dias você siga o proposto corretamente e siga uma dieta rica em fibras, frutas e legumes.
A alimentação é fundamental em todos os sentidos, ela desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar, como por exemplo: perda de peso ou ganho de massa muscular. Ela age prevenindo, e até mesmo revertendo vários casos de doenças. Quando falamos em alimentação, consequentemente falamos de reeducação, pois alimentar-se corretamente implica em mudanças de hábitos e ganho de qualidade de vida.

Invista na sua saúde e no seu bem estar.
Benefícios para a Saúde na prática de Pilates e Nutrição:
· Reduzir seu risco ou controlar doenças crônicas como diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol, doenças cardíacas, osteoporose, artrite e alguns tipos de câncer;
· Construir músculos articulações e ossos saudáveis;
· Melhorar o equilíbrio e flexibilidade;
·Pessoas ativas são mais resistentes a doenças, mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas;
· Melhora a sensação de bem-estar e a postura;
·Quem pratica atividade física possui mais vigor, mais disposição e mais pique para fazer as demais atividades do dia a dia;
·A prática de exercícios e a Nutrição fazem com que as pessoas mantenham o seu peso dentro da faixa de normalidade.


Grazielle Cardoso




segunda-feira, 18 de julho de 2011

Reeducação Postural

  
Mantenha seu corpo em equilíbrio e melhore sua postura com Pilates.

     Pilates é um método de exercício físico que se utiliza do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
     Joseph Pilates, criador da técnica, denominava seu método de Contrologia ou Arte do Controle, que é a capacidade do ser humano em se mover com conhecimento e domínio, apresentando uma completa coordenação entre mente e corpo, utilizando princípios específicos para promover a integração entre eles, que são a concentração, centro de força, fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos.
    Em aulas individuais, após as dez primeiras aulas o aluno irá se sentir melhor; após vinte aulas as mudanças corporais são visíveis; e após trinta aulas as pessoas começam a notar as mudanças. A mudança corporal nesta técnica tem um efeito mais rápido devido ao fato de cada exercício ser praticado em angulações específicas, com precisão de cada movimento.
    O método de Pilates consiste em dois tipos de aula: no solo e no aparelho. O trabalho tanto no solo quanto nos aparelhos (Cadeira, Reformer, Trapézio), consiste em exercícios para estabilizar a pelve, controlar e fortalecer o abdômen, mobilizar as articulações, fortalecer e alongar os membros superiores e membros inferiores. Dos trinta e quatro movimentos do método original, resultaram cerca de quinhentas variações. As aulas são realizadas individualmente ou no máximo em 3 alunos, com duração média de uma hora, sendo os exercícios realizados com poucas repetições, nunca levando os alunos à exaustão.
     Uma boa postura é aquela que, na posição ortostática (em pé), exige o menor empenho da musculatura e dos ligamentos para a administração da regularidade dos segmentos corporais. Devido aos hábitos que estamos herdando da nossa sociedade e cultura, que nos deixa cada vez mais cômodos, a dor nas costas vem prejudicando pessoas de todas as classes e idades, desencadeando os desequilíbrios posturais.
    A aplicação dessa técnica na área de Reeducação Postural tem apresentado um crescimento significativo. Estão entre as melhoras posturais: redução da cifose dorsal; redução da lordose lombar; redução da anteriorização corporal; melhora do alinhamento dos membros inferiores e melhora do alinhamento da coluna vertebral.

     É por isso que, antes de iniciar o Pilates ou qualquer outra atividade física, é de grande importância que se realize uma avaliação física, onde são detectados os problemas posturais, para assim programar aulas específicas para cada aluno.



Dicas de Nutrição:
- Coma pouco, porém, várias vezes durante o dia;
- Tome um café da manhã bem reforçado;
- Inicie sua refeição com bastante salada de folhas;
- Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura;
- Coma carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé;
- Para preparo das carnes, prefira grelhado, cozido, ensopado ou assado;
- Tome bastante água durante o dia;
- Coma pelo menos 2 frutas diariamente;
- Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage;
- Prefira temperos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer. Como por exemplo: Pimenta vermelha (3g/dia), gengibre (1 colher de chá/ dia) e vinagre de maçã (2 colheres de chá/dia).

Grazielle Cardoso

O que é o Pilates e quais são seus benefícios?




O método Pilates é um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. É uma atividade intensa, mas com poucas repetições, evitando que a prática se torne automática e mecânica.
Proporciona elasticidade, flexibilidade, define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a amplitude de movimento, o alinhamento postural, a consciência corporal e coordenação motora. Além disso, diminui os níveis de ansiedade e estresse.
É necessário que se concentre bastante, tanto na respiração quanto na realização correta dos exercícios, para que os resultados sejam mais significativos.
Os exercícios são realizados em diferentes posições, evitando sempre o impacto ou a pressão sobre os músculos, articulações e tecidos. As atividades são feitas no chão e em aparelhos compostos por molas. As sessões são realizadas individualmente ou, no máximo, em três alunos. Cada sessão de Pilates dura uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal, porém, com duas sessões semanais já se verificam significativas mudanças.
O método Pilates conta com um grande número de exercícios de intensidade e dificuldade muito variáveis, que podem ser adaptados tanto para as crianças quanto aos adultos. Direcionado às necessidades de cada pessoa, pode ser praticado por indivíduos acima de 12 anos e com quaisquer níveis de condicionamento físico.
Não é necessário ter uma doença para praticar Pilates, faz bem a qualquer pessoa, mesmo as que nunca se dedicaram a atividade física. E, além disso, ajuda a equilibrar a mente.
É ideal aos que procuram um exercício que os mantenham em forma, para aqueles que pretendam complementar outros exercícios ou para idosos que queiram aumentar ou manter sua resistência, sem correr o risco de se lesionar.
Todos os benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão, proporcionando alívio de dores crônicas e mantendo o corpo em forma.
A técnica Pilates, voltada à reabilitação, é recomendada por médicos para eliminar dores nas costas, depressão, osteoporose, artrite, artrose, fibromialgia, complicações de joelhos, ombros e panturrilhas, pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros. O método auxilia na recuperação desses casos, porque favorece o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a respiração, a concentração e corrige a postura o tempo todo. A sua principal função, é transformar o abdômen, a coluna lombar e a pelve (quadril) num firme suporte central para um novo corpo, mais maleável, flexível e com muita vitalidade.

As aulas apresentam:
- Exercícios suaves e eficazes;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural;
- Não há desgaste físico.


Benefícios:
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Aumento da concentração;
- Melhora o equilíbrio;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.

Grazielle Cardoso